![]() ![]() Escrito por Magno Martins. |
Dom José rebate crítica do ministro e vai à Justiça |
![]() ![]()
Na coletiva, o arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho também criticou o ministro da saúde, José Gomes Temporão, que em entrevista ao Fantástico, no último domingo (27), afirmou que essa distribuição é uma questão de saúde e não religiosa.
“Eu digo exatamente o contrário (se referindo ao que o ministro falou). Todos nós, papa, bispos e sacerdotes temos a obrigação de pregar o evangelho. Nossa missão é evitar qualquer ação que ponha em perigo a vida humana desde a sua concepção”, afirmou categoricamente, avisando que isso “será uma pregação permanente”.
NOTA
Em nota, o Ministério da Saúde divulgou que o processo de distribuição da pílula do dia seguinte no Recife será de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Segundo a nota, o medicamento estará disponível na rede pública de saúde e será dado por prescrição médica, com informações e aconselhamento sobre o uso e efeitos colaterais e não haverá campanha de massa para o uso da pílula.(Informações do portal pe360graus) Escrito por Magno Martins. |
O bispo e a pílula |
||
Editorial – O Estado de S.Paulo
É claro que o prelado tem o direito de acionar o Ministério Público e o Judiciário quando bem entender e por qualquer motivo que lhe pareça bom. Reconhecer essa prerrogativa básica da cidadania, no entanto, não basta para tornar o pleito de dom José justo ou razoável. O arcebispo, entretanto, extrapola as fronteiras da moral privada quando pretende impor a conduta católica a todos os pernambucanos, partilhem eles ou não dos dogmas da igreja. A sociedade já definiu, pelos canais competentes e com o auxílio da ciência, que o emprego da pílula do dia seguinte não configura aborto. As autoridades sanitárias têm a obrigação de tentar reduzir os índices de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e de gravidezes indesejadas. Devem para tanto, usar de todos os recursos legais à disposição, aí incluída a pílula. Faria melhor a arquidiocese de Olinda se observasse uma valiosa lição do Evangelho: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Escrito por Magno Martins.
|
Você não é católico; é somente um ignorante que não sabe o que é ser católico.